sábado, 15 de maio de 2010

A idade da loba


Sempre ouvi falar que os homens quando chegam aos 40 anos vivem a idade do lobo. "(...) se referindo a vitalidade sexual, passam a adotar atitudes de auto-afirmação de juventude e virilidade por não aceitar o próprio envelhecimento". É a história de querer "comer a chapeuzinho", ou ficar com mulheres mais jovens para se auto-afirmarem.
No mesmo artigo da Wikipédia, A origem do termo idade da loba, leio que...
"A origem do termo "idade da loba" é em razão do título de um livro "Quarenta: a idade da loba", de Regina Lemos. O livro retrata as mudanças no universo feminino (...), quando essas passaram a ir de frente aos padrões de comportamento da época. A autora se refere à essas mulheres como lobas, em alusão ao fato de elas se rebelaram contra a condição de chapeuzinho vermelho, para se equipararem aos homens, ou ao lobo mau. Assim, com a liberação sexual, as mulheres que se rebelaram com essa condição inferior também começaram a assumir a postura de loba má, mandando um recado bem direto: não são só os machos que podem fazer suas presas."



Me acho mais parecida com os homens no sentido de estar sempre buscando uma auto-afirmação por meio da atração sexual. Se os homens de 40 usam armas até financeiras para atraírem suas "vítimas", eu tento ver no espelho o atrativo físico e, por dentro, o atrativo da experiência e da vitalidade sexual. Sou uma "loba má"? Já passei da fase do romantismo... E também tenho medo de envelhecer. Gosto do jogo da sedução, de me sentir atraente, e isso com o passar dos anos vai-se tornando bem mais difícil...
Encontrei outras coisas interessantes...

"O que é estar na idade da loba? é quando a mulher completa 40 anos... e esta numa fase segura de si, com certezas que não existiam antes, com uma certa estabilidade em sua vida, onde a maturidade fez dela uma mulher além de tudo bonita, pois essa maturidade exterioriza a beleza da experiência de vida... onde sua sexualidade está mais aflorada do que nunca e nessa idade conhecemos muitos segredos que a vida nos mostrou, nos ensinou." (A IDADE DA LOBA.......kkkkkk)
Eu me sinto bem assim, mas às vezes baixa a auto-estima... vem uma dorzinha na coluna para lembrar a idade em que estamos e todos os exageros que cometemos, pelos quais agora estamos pagando... E por outro lado, às vezes dá vontade jogar fora toda essa "estabilidade" e começar tudo de novo, seguir outros caminhos!
"Aos 40 anos, a mulher entra na “idade da loba”. É o momento de maturidade e intimidade sexual. A mulher é experiente, conhece totalmente o próprio corpo, é mais exigente consigo mesma e com o parceiro." (Yahoo Respostas)
E o desejo sexual aumenta e muito! Quando eu estava com 30 e poucos anos, me achava insaciável! Agora vejo que com o tempo só piora, com o "agravante" de querer qualidade além da quantidade!
"A idade da Loba, é uma fase muito importante da vida das mulheres...Nesta idade elas já sabem exatamente o que elas querem! Ao chegar aos 40, elas normalmente já criaram os seus filhos, já se firmaram no campo econômico, já tornaram reais muitos dos seus sonhos de juventude! Então é chegada a hora de viver para elas! De satisfazer seu eu, de deixar um pouco mais de lado o seu lado mãe, esposa, dona de casa. É sentir-se maravilhosa!! e não estar nem ai se os outros não a acham tão maravilhosa assim, é dar mais amor e atenção a si mesma , ao seu companheiro...E pricipalmente descobrir que além de super mãe, ou super esposa ela pode também ser uma super mulher...Sem nenhuma modéstia!!!" (Yahoo Respostas)
Eu vivi tudo isso, mas de uma forma equivocada. Não me firmei completamente no campo econômico, nem realizei certos sonhos de juventude... mas quis deixar de lado meu lado mãe, dona de casa e até esposa (!!!) para viver certas emoções às quais achava que tinha direito de viver, até por que o tempo não volta. E agora estou aqui, me questionando sobre o que é realmente a idade da loba. O que é a idade da loba para você?
Mais textos

12 comentários:

Anônimo disse...

Já escrevi mais de um texto sobre a mulher de 40 e que tem a ver com a idade da loba. essa coisa de ser mais gostosa, mais isso e mais aquilo, pra mim, é tudo conversa fiada. Continuo com muitos dos questionamentos que tinha na época de 20 e 30 anos, só não sonho mais tanto quanto antes.
É complicado, só quem vive isso, no caso, eu, você e todas as mulheres dessa faixa etárea é que podem dizer o que sentem e o que ainda falta sentir.

Muito bom o tema do seu post. Beijos!

Silvia Cesar disse...

Li esse texto de muito bom gosto escrito por um homem de 31 anos, diretor de redação de uma revista chamada “superinteressante”.


Tome a mesma mulher aos 20 e aos 40 anos.

No segundo momento ela será umas sete ou oito vezes mais interessante, sedutora e irresistível do que no primeiro. Ela perde o frescor juvenil, é verdade. Mas também o ar inseguro de quem ainda não sabe direito o que quer da vida, de si mesma, de um homem.

Não sustenta mais aquele ar ingênuo, uma característica sexy da mulher de 20. Só que é compensado por outros atributos encantadores de que se reveste a mulher de 40. Como se conhece melhor, ela é muito mais autêntica, centrada, certeira no trato consigo mesma e com seu homem.

Aos 40, a mulher tem uma relação mais saudável com o próprio corpo e com seu cheiro cíclico. Não briga mais com nada disso. Na verdade, ela quer brigar o menos possível. Está interessada em absorver do mundo o que lhe parecer justo e útil, ignorando o que for feio e baixo-astral. Quer é ser feliz!

Se o seu homem não gostar do jeito que ela é, que vá procurar outra. Ela só quer quem a mereça. Aos 40 anos, a mulher sabe se vestir. Domina a arte de valorizar os pontos fortes e disfarçar o que não interessa mostrar. Sabe escolher sapatos, tecidos e decotes, maquiagem e corte de cabelo.

Gasta mais porque tem mais dinheiro. Mas, sobretudo, gasta melhor. E tem gestos mais delicados e elegantes.Aos 40, ela carrega um olhar muito mais matador quando interessa matar;finge indiferença com mais competência quando interessa repelir.

Ela não é mais bobinha. Não que fique menos inconstante. Mulher que é mulher, se pudesse, não vestiria duas vezes a mesma roupa nem acordaria dois dias seguidos com o mesmo humor.

Mas, aos 40, ela já sabe lidar melhor com este aspecto peculiar da condição feminina. E poupa (exceto quando não quer) seu homem desses altos e baixos hormonais que aos 20 a atingiam - e quem mais estiver por perto - irremediavelmente.

Aos 20, a mulher tem espinhas. Aos 40, tem pintas, encantadoras trilhas de pintas. Que só sabem mesmo onde terminam uns poucos e sortudos escolhidos. Sim, aos 20 a mulher é escolhida.

Aos 40, é ela quem escolhe. E não veste mais calcinhas que não lhe favorecem. Só usa lingeries com altíssimo poder de fogo. Também aprende a se perfumar na dose certa, com a fragrância exata.

A mulher aos 40, mais do que aos 20, cheira bem, dá gosto de olhar, captura os sentidos, provoca fome. Aos 40, ela é mais natural, sábia e serena. Menos ansiosa, menos estabanada. Até seus dentes parecem mais claros.

Seus lábios, mais reluzentes. Sua saliva, mais potável. E o brilho da pele não é o da oleosidade dos 20 anos, mas pura luminosidade. Aos 20, ela rói unhas. Aos 40, constrói para si mãos plásticas e perfeitas.

Ainda desenvolve um toque ao mesmo tempo firme e suave. Ocorre algo parecido com os pés, que atingem uma exatidão estética insuperável. Acontece também alguma coisa com os cílios, o desenho das sobrancelhas.

O jeito de olhar fica mais glamuroso, mais sexualmente arguto. Aos 40, quando ousa no que quer que seja, a mulher costuma acertar em cheio. No jogo com os homens, já aprendeu a atuar no contra-ataque. Quando dá o bote, é para liquidar a fatura.

Ela sabe dominar seu parceiro sem que ele se sinta dominado. Mostra sua força na hora certa e de modo sutil. Não para exibir poder, mas para resolver tudo a seu favor antes de chegar o ponto de precisar exibi-lo. Consegue o que pretende sem confrontos inúteis.

Sabiamente, goza das prerrogativas da condição feminina sem engolir sapos supostamente decorrentes do fato de ser mulher. Se você, anda preocupada porque não tem mais 20 anos - ou porque ainda tem mas percebeu que eles não vão durar para sempre - fique tranqüila.

É precisamente aos 40 que o jogo começa a ficar bom!”

Ele não merece aplausos?
E tenho dito!

@Patie_lamac disse...

É exatamente o que estou vivendo agora e exatamente como me sinto! Uma segurança em saber exatamente o que desejo para mim e o que não desejo. Exigência do parceiro em me valorizar, de outra forma, não me interessa mesmo. As vezes me sinto estranha até, pois há uma facilidade para o desprendimento que antes não tinha, aí me pego agindo como antigamente mesmo não pensando ou sentindo.. acho que estou na transição.
Blog fantástico com conteúdo tudo de bom!

Jane Eyre disse...

Eu fiz 40 anos em dezembro/2010. Foi uma mega festa muito esperada, muito curtida e muito badalada,comentada até agora outubro/2011.
A felicidade completava minha maquiagem, o corpo conquistado por três anos antes de malhação intensa para vestir um vestido branco de Marilyn Monroe e outro de Betty Boop me deixavam com o sabor de poderosa e quando vesti um corselet dourado com uma saia curta de paete preto o corpo mostrou que é possível sim ser Gostosissima aos 40.
Nas minhas fotos com amigas da faculdade que curso, meninas de 20, 25 anos nao aparecia a diferença entre mim e elas, e elas maravilhadas ao ver uma mulher chegar aos 40 tão feliz e bonita diziam sempre para mim''QUERO SER IGUAL A VOCE QUANDO CHEGAR MEUS 40!""
Mas toda esta festa lindissima, planejada teve uma mensagem também. Eu dancei com dois go go boys lindos, sarados, malhados para mostar toda a sensualidade da mulher de 40.
Foi uma noite inesquecivel que quero repetir nos 40, 50, 60, 70, 80 e quantos ENTAS vierem.
Comemorei com amigos da infancia, amigos da adolescencia, amigos atuais, familia, esposo e filho.
Quando eu tinha 18 anos queria ter 40, sempre foi meu desejo tão precoce. Eu olhava as mulheres mais velhas e achava lindo aquele tailleur, aquele salto vermelho, aquela maquiagem diferente do meu batonzinho mediocre, eu via seus corpos mais cheios, suas formas mais bonitas, voluptuosas e ficava querendo imitar, mais coitada de mim era um esqueletinho apagado.
Hoje realizada com minha condicao de quarentona, amo vestir meus vestidos e usar minha maquiagem pesada, meus saltos de strass, meus brilhos, amo malhar todo dia e ver meus musculos saltando, amo me cuidar, e ver o desejo nos homens por uma mulher mais velha, sinto-me plenamente realizada, pronto para os 50!
Hoje posso dizer com todas as letras EU SOU UMA QUARENTONA MUITO FELIZ!!!!

Visual Moda Intima disse...

Com certeza, a idade em que a mulher torna-se mais poderosa e sedutora, com experiências pessoais, íntimas e de vida. A idéia é: aproveitar a vida porque ela nem chegou na metade!
Abçs à equipe do blog!
Att, Visual Moda Intima - www.visualmodaintima.com.br

Mário PC disse...

Com todo o respeito, mas a forma do texto de colocar a idade do lobo com relação ao homem, é preconceituosa e denigri o homem que você fatalmente ainda não conheceu. Este texto exige retificações, uma colocação mais honrosa e responsável.

Lobinha Feliz disse...

Tenho 37 anos e sinto uma grande mudanca em mim. Nao sei se eh a idade, ou ter lido o livro 50 tons de cinza, so sei que eh um processo que venho passando, essa vontade de se cuidar melhor por talvez ter a consciencia que os anos estao sim passando, e preciso tomar as redeas. Cuidar do corpinho com ginastica, alimentacao saudavel, isso ja era uma fase que estava passando no ultimo ano. E agora, ha 1 mes que li o livro, a parte sexual, que atingiu o pico. Meu marido nao sabe como de repente eu virei finalmente uma MULHER isso depois de ter 3 filhos e sempre ter tido uma vida sexual bem mediocre. Estou sempre a ponto de bala, e ja li tambem que a ginastica tambem auxilia nisso. Enfim, posso dizer que eu estou apaixonada por essa minha fase loba, estou 100% realizada e meu marido tambem. Tenho confianca e pela primeira vez em 20 anos de relacionamento estou tomando a iniciativa e indo a sex shops e fazendo pequenas supresinhas toda semana, seja uma roupinha especial ou um brinquedinho ( nunca usamos isso antes ). Nao sou mais aquela bobinha de 20 aninhos, e me sinto totalmente no poder! So queria que meu abdomem voltassem a ser antes de ter filhos, mas estou chegando la com ginastica.... esse verao eh o primeiro em 10 anos que vou voltar a usar biquinis e nao mais aqueles maios uma peca!!! Esta tornando 40??? Aproveita macacada que amanha nao tem mais nada!!!

Anônimo disse...

Compreendo a mensagem, mas, devo salientar que existem diferentes mulheres de 40 hoje em dia... nem todas casaram cedo, tiveram filhos, muitas deram prioridade a suas carreras, viajar e conhecer o mundo, adquirir estabilidade economica, instruir-se de muitas maneiras, e buscar ver o homem como um igual e companheiro para crescerem juntos pela jornada da vida...
Sinto que na America Latina ainda há um machismo e feminismo exacerbado, e um preconceito em relação a idade, isso não acontece na Europa por exemplo. Em minha experiência de vida, somente agora estou começando a madurar a idéia de um casamento e maternidade. Vivi tudo que queria plenamente e continuo a viver com o prazer de chegar aos 40 muito bem em todos os sentidos.
Meu companheiro e futuro marido tem 39 anos, também parte da mesma criação e mentalidade, temos uma vida repleta de conforto, luxo e muitos planos. Quando se planeja a vida e tem objetivos não precisamos lamentar quando o futuro chega ou querer negar o fugir dele para sermos e dar-nos o que desejamos, leio textos de gente que diz querer esquecer certas coisas para conseguir outras, me parece tão triste isso,
de fato acho que a criação é um fator importante, ensinar a uma garota ad ar prioridade a certas coisas na vida, para não lamentar no fututo é essencial e fundamental. Somos uma geração que foi criada de duas maneiras:

Primeira: a buscar conquistar nosso espaço na sociedade como mulheres, ou

Segunda: continuar a trilhar os passos de nossas antecessoras e viver depois essa briga interna de mulher das antigas e mulher moderna embora frustada por algumas opções erradas na vida.

Dependendo da formação de uma mulher faz toda a diferença no futuro e na chegada dos dos 40.

Blog com passagens interessantes e divertidas.
Saudações.

Anônimo disse...

Quanta coisa ridícula mulher inventa para se afirmar... 40 é coroa, tem seus atributos, principalmente atitude na cama, mas não se compara a uma ninfeta de 20 anos, que mesmo ficado estática na cama já vai dar mais tesão ao homem que qualquer coroa (em geral).... Homem é muito visual, físico, e não tem como fugir. Ótimo blog! Só dispenso os comentários! Quanto retardado inventando mil mentiras sobre eles, seus penis, suas esposas, tudo imaginário. Homem que é homem não fica lendo esses blogs, pelo menos não os que tem vida sexual bem resolvida, parceiras, e vida social satisfatória. (Não é meu caso no momento)

Unknown disse...

minha namorada tem 40 e eu tb. Parece que temos 20. Porem, precisa de conversa sincera para uma libertinagem sem faltar respeito. Realizamos nossa parte financeira, temos filhos e nos conhecemos no colegio. Divorciados, vivendo um dia de cada vez, intensamente.

Unknown disse...

Sensacional esse texto, pelo menos em minha opinião representou muito bem o que é a idade da loba. Estou vivendo a idade da loba e fiquei lisonjeada com esse texto. AMEI!! Merece todo aplauso do mundo... ����������������

Unknown disse...

Sim.Lindo lindo.amei

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails